Land Rover produziu seu primeiro veículo em 1948, um jipe de alumínio desenvolvido pela Rover Company. A partir de então, evoluiu para uma série de modelos com tração integral. Em 2002, ela pertencia à Ford e foi associada com a Jaguar.Em 2008 a Ford repassou a dupla para a indiana Tata Motors. Ela chegou a montar o jipe Land Rover em São Bernardo do Campo, na década de 90. Voltou ao país para importar seu modelos produzidos na Inglaterra mas em 2016, implantou uma fábrica no Rio de Janeiro.

HISTÓRIA

Land Rover é uma marca de carros de luxo inglesa, propriedade da Jaguar Land Rover, um fabricante de automotivas multinacionais com sede em Coventry, Inglaterra, subsidiária do fabricante indiano Tata Motors desde 2008.

No Brasil existem cerca de 35 concessionárias autorizadas desde 1992 quando a marca retornou ao país, sendo a Land Rio do Rio de Janeiro a mais antiga. É também o nome pelo qual é normalmente conhecido o primeiro veículo todo-terreno para uso civil, construído pela Rover em 1948. Mais tarde, a divisão Land Rover ganhou autonomia e desde então tem vindo a desenhar e a construir uma vasta gama de veículos todo-terreno. A Land Rover tem vindo, durante a sua vida, a ser controlada por diversas empresas do ramo automóvel, nomeadamente a British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de Março de 2008, pela Tata Motors, que comprou a Land Rover da Ford. Os veículos continuam a ser fabricados em Solihull, Inglaterra (perto de Birmingham) Inglaterra (perto de Liverpool) e são exportados para todo o mundo.

O projeto do veículo Land Rover original foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, em sua fazenda em Newborough, Anglesey. Diz-se que ele foi inspirado por um Jeep americano da Segunda Guerra Mundial que ele usou em um verão na sua casa de campo no País de Gales. O primeiro protótipo de Land Rover, depois apelidado de “Centre Steer” (volante central), foi construído sobre chassis e eixos de um Jeep.

A escolha inicial de cor foi ditada pelo excedente de tinta utilizada nos cockpits de aeronaves. Dessa forma, os primeiros veículos vieram somente em vários tons de verde claro; todos os modelos até recentemente dispõem de chassis com armação em estrutura quadrada.

Os primeiros veículos, como a Serie I, foram testados em campo em Long Bennington e projetados para terem manutenção simples; As propagandas para os Land Rovers citam veículos dirigidos por milhares de quilômetros utilizando óleo de banana. Agora, com requisitos de manutenção mais complexos, isso não é mais uma opção. O exército britânico tem em uso versões com o motor mecanicamente mais simples 300 TDi 2,5 litros 4 cilindros em vez do 2,5 litros 5 cilindros TD5 controlado eletronicamente para manter a facilidade de manutenção. Esse motor também continuou em uso em alguns mercados utilizando unidades montadas na fábrica da Ford no Brazil, onde Land Rovers foram fabricados sob licença e o motor também foi usado em pick-ups Ford produzidas localmente. A produção do motor TDi no Reino Unido cessou em 2006, com o fim da oferta desse motor pela Land Rover. A International Motors do Brasil oferece um motor chamado 2.8 TGV Power Torque, que é essencialmente uma versão 2,8 litros do 300TDi, com aumento de potência e torque.

Enquanto propriedade da Ford, a Land Rover se associou à Jaguar – a primeira vez que as duas empresas estiveram sob um mesmo conglomerado desde a era British Leyland. Em muitos países, elas compartilharam uma rede de distribuição e vendas comum (incluindo concessionárias compartilhadas), e alguns modelos dividiram componentes e instalações de produção.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Rover